A Polícia Civil apreendeu 67 aparelhos na primeira fase da Operação Recupera na região metropolitana
Polícia Civil de Mato Grosso lança Operação Recupera para devolver celulares roubados As Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá e Várzea Grande deram início, nesta semana, à primeira fase da Operação Recupera, focada no rastreamento, recuperação e devolução de celulares smartphones furtados ou roubados na região metropolitana da capital. A operação, idealizada

Polícia Civil de Mato Grosso lança Operação Recupera para devolver celulares roubados
As Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá e Várzea Grande deram início, nesta semana, à primeira fase da Operação Recupera, focada no rastreamento, recuperação e devolução de celulares smartphones furtados ou roubados na região metropolitana da capital.
A operação, idealizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e executada pela Polícia Civil de Mato Grosso, começou na quinta-feira (14.11) com a convocação de 150 pessoas identificadas como possíveis receptadoras dos aparelhos. Durante os depoimentos nas delegacias especializadas, foram apreendidos 67 celulares.
Base em iniciativa do Piauí
O projeto mato-grossense foi inspirado em uma ação pioneira desenvolvida pela Polícia Civil do Piauí, que, no ano passado, recuperou cerca de 3.500 celulares. Para implantar a iniciativa, equipes das delegacias especializadas de Cuiabá e Várzea Grande visitaram o estado nordestino, onde conheceram as estratégias adotadas para rastrear e devolver os aparelhos aos proprietários legítimos.
Procedimento de intimação e devolução
A convocação dos possíveis receptadores ocorre via mensagem de aplicativo de mensagens, como o WhatsApp. Durante o comparecimento à delegacia, o aparelho é apreendido e o depoimento do intimado é registrado. Caso a pessoa se apresente espontaneamente, isso é levado em consideração no processo.
Após a conclusão dos trâmites investigativos, a Polícia Civil providenciará a devolução dos aparelhos aos donos.
Impacto na segurança e na vida das vítimas
De acordo com o delegado da Derf de Cuiabá, Daniel Paranhos Machado, a operação busca combater um dos crimes patrimoniais mais frequentes e devolver à população uma sensação de segurança.
“A operação pretende dar uma resposta digna ao crime de subtração de celulares, além de devolver o bem às vítimas, restituindo algo que muitas vezes é essencial em suas vidas”, destacou o delegado.
A delegada Elaine Fernandes, titular da Derf de Várzea Grande, ressaltou a relevância social da ação, principalmente para vítimas com menor poder aquisitivo.
“Para muitos, um smartphone pode parecer algo simples, mas para essas vítimas é o único aparelho que conseguiram adquirir, muitas vezes parcelado, e que ainda estavam pagando quando foram roubadas”, afirmou.
A Operação Recupera representa um esforço conjunto das forças de segurança para enfrentar o mercado de receptação de celulares e garantir que os bens retornem aos verdadeiros proprietários. A ação continua com novas fases previstas para os próximos meses.
Da redação com informações do Olhar Direto
redaçao
Ver matériasRedação do Fala Meu Povo MT.
Receba as notícias no celular:
Mais em Polícia
Ver editoria
CENA MACABRA
Homem é encontrado morto no meio da rua com ferimentos na cabeça ao lado de pedra com sangue
CidadeDupla morre em confronto com a polícia em ação que interrompeu execução do ‘tribunal do crime’
OPERAÇÃO CÍRCULO VICIOSOPolícia Civil cumpre 74 ordens judiciais e desarticula grupo especializado em arrombar e furtar caixas eletrônicos
Investigação identificou seis ataques a instituições financeira em Mato Grosso, com esquema para retirar a tinta de segurança das cédulas e…

